Fazenda Santo Antônio do Paiol reúne riquezas históricas do Ciclo do Café

Por Marcelo Ribeiro

Estando entre os principais pontos turísticos da cidade de Valença-RJ, a Fazenda Santo Antônio do Paiol, também conhecida como Fazenda de Esteves, guarda muitas histórias. O casarão, que teve sua obra finalizada em 1852, preserva até hoje mobília, documentos e muitas riquezas do Ciclo do Café, o que atrai turistas de diversos lugares.

A fazenda pertencia, inicialmente, a Manoel Antônio Esteves, que a recebeu como dote de casamento, em 1850. Com o passar dos anos, ele ampliou os cafezais e comprou outras propriedades, chegando a possuir 700 escravos. A Fazenda Santo Antônio do Paiol possui todas as características de uma verdadeira fazenda da época cafeeira.

A propriedade só deixou de pertencer à família Esteves em 1969, quando Francisca Queiroz Esteves, viúva de Marcos Esteves, optou por doá-la à Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, de São Luís Orione. Em 2003 foi criado o Eremitério Frei Ave Maria, um mosteiro onde os frades vivem no silêncio da oração e do trabalho. São eles quem administram e cuidam do local, desde a agricultura e pecuária até o turismo.

A Fazenda Santo Antônio do Paiol é aberta à visitação com agendamento prévio. O visitante realizará um tour na sede da fazenda, com informações sobre o mobiliário e objetos históricos. Entre as peças originais, é possível destacar a farmácia dos escravos, charretes, tronco onde eram castigados os escravos e o gabinete oficial do comendador Esteves. A visita termina com café com bolos feitos na cozinha da própria fazenda.

É possível também marcar visitação com almoço, para grupos a partir de 20 pessoas. Além disso, a Fazenda possui casa de retiro e hospedagem. São 24 quartos com banheiros próprios e 2 camas de solteiro.

A Fazenda Santo Antônio do Paiol fica localizada na RJ 145 (Valença x Barra do Piraí) nº 25.532, bairro Esteves, em Valença. Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (24) 2458-4720, pelo e-mail contato@fazendasantoantoniodopaiol.com.br ou acessando o site www.fazendasantoantoniodopaiol.com.br.

Fotos: Marcelo Ribeiro

Curta e compartilhe nas redes sociais:
error

Veja no Google Maps

Comentários

Leave a Reply

                       
Últimos Roteiros
TERRA DAS CACHOEIRAS: FAÇA UM TOUR PELA REGIÃO!
Turismo em Valença: roteiro para quem gosta de cultura e história
Museu da Santa Casa da Misericórdia preserva histórica pinacoteca
Viajante e Digital Influencer: Conheça a Valenciana que Ganhou o Mundo