Rio das Flores: reunião de história, cultura e belezas naturais no interior do Rio de Janeiro

Fotos: Marcelo Ribeiro
Por Marcelo Ribeiro

Pequena, simpática e aconchegante. Esses são apenas alguns dos adjetivos que podem descrever Rio das Flores – RJ. Conhecida por sua riqueza cultural e natural, a cidade com pouco mais de 8 mil habitantes carrega um charme que atrai turistas de diversos lugares.

Ainda entre os anos de 1851 e 1890 a então Freguesia de Santa Teresa de Valença pertencia ao município de Valença – RJ. A partir desta data, foi emancipada e passou a ser chamada de Vila de Santa Teresa. Somente no ano de 1929 foi elevada a cidade, onde recebeu o nome de cidade de Rio das Flores.

Localizada na fronteira com Minas Gerais, possui características singulares. Foi colonizada durante o ciclo do café, fato histórico que deixou de herança para a cidade diversas fazendas que hoje são alguns dos principais pontos turísticos, que sempre recebem visitantes. Entre as mais famosas estão as fazendas Santo Inácio, União, Santo Antônio, Campos Elízeos e do Paraízo.

Ainda no turismo histórico, o visitante que passa por Rio das Flores tem a possibilidade de conhecer o Museu de História Regional Padre São Sebastião da Silva Pereira, que conta com um riquíssimo acervo. Outra opção é visitar a Igreja Matriz de Santa Tereza D´Ávila, conhecida por ter sediado acontecimentos importantes, como o batizado do pai da aviação, Santos Dumont.

Além de toda a história que carrega por conta da cafeicultura, Rio das Flores também oferece ao turista uma imensa riqueza quando o assunto é beleza natural. As cachoeiras do Amor, de São Leandro, do Barreado e do Chuveirinho são alguns dos destaques na cidade. Ainda entre as belezas naturais está o Mirante da Boa Vista, onde é possível observar amplamente a Serra das Abóboras e o Vale do Rio Preto.

 

Curta e compartilhe nas redes sociais:
error

Veja no Google Maps

Comentários

Leave a Reply

                       
Últimos Roteiros
TERRA DAS CACHOEIRAS: FAÇA UM TOUR PELA REGIÃO!
Turismo em Valença: roteiro para quem gosta de cultura e história
Museu da Santa Casa da Misericórdia preserva histórica pinacoteca
Viajante e Digital Influencer: Conheça a Valenciana que Ganhou o Mundo