Viajante e Digital Influencer: Conheça a Valenciana que Ganhou o Mundo

Por Paulo Henrique Nobre

Gabriele Pessanha Ferreira, 25 anos, é uma valenciana ousada. Seu hobby e projeto de vida é conhecer diferentes cidades e países do mundo. Com o tempo, além do prazer da aventura e do desconhecido, Gabriele descobriu sua vocação, voltada para o turismo. Hoje, ela acumula quase quatro anos de grata experiência e dá dicas pelas redes sociais e pelo seu blog – o Bancando La Gringa – para quem quer ganhar o mundo como ela já fez.

Moradora do bairro Jardim Valença, a filha de seu Carlos e da dona Eliane conta que tudo começou em 2015, quando fez a primeira viagem internacional: o Chile.

– Chegando lá, me encantei por estar em um país que falava um idioma diferente. Foi aí que recebi uma proposta de emprego para trabalhar com turismo em Santiago e voltei para o Brasil pensando na possibilidade. Até que decidi que era isso o que eu faria. Meu plano, na verdade, era construir uma vida nova em Santiago, porém, ao chegar lá, percebi que muitas pessoas viajavam muito e gastavam mais ou menos o que eu gastava parada em Santiago. Aí, foi quando eu decidi que viajaria o mundo, começando pela América do Sul (isso já no início de 2016, quando me mudei para o Chile). Hoje, já estou há quase quatro anos na estrada!

Nessa tocada, a viajante valenciana já visitou muitos lugares. Além de cidades dentro do Brasil, Gabriele esteve no Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, França, Suíça, Grécia, Holanda, Áustria, Alemanha, Vaticano, Bélgica, Itália e Hungria. De acordo com ela, já perdeu a conta das cidades que conheceu. Gabriele lembra ter ficado encantada com muitos países em que esteve, mas, se fosse questionada qual o mais surpreendente, ela escolheria a Holanda.

– Para mim, é o país que chega mais perto do “país perfeito”. Um local onde o preconceito é praticamente nulo, não há tabu com corpo, com sexo, sexualidade. Embora prostituição e a maconha sejam legais no país, é tudo extremamente organizado (o que para mim, não é motivo de espanto, porém para muitos seria) e “sob controle”. Você vê crianças circulando livremente sem problema algum e sem fazer piadas, pelo “Red Light District”, que é um beco em Amsterdã no qual garotas de programa ficam se exibindo em vitrines, por exemplo. É tudo muito normal e natural… Todas as crianças recebem informações sobre tudo. E o mais importante: não se sentem incentivadas a fazer o mesmo apenas porque estão vendo tal cena.

Financiando o sonho

Mas como fazer para financiar todas essas viagens? Ela mesmo explica: com divulgação. Segundo Gabriele, o financiamento é feito através dos famosos “cupons de desconto” para os seguidores das suas redes sociais. Cada vez que alguém usa algum dos seus cupons, a pessoa ganha desconto e ela, a comissão. Outra fonte de renda são os pacotes turísticos que vende para o Chile (Santiago) e as expedições com grupos de seguidores que Gabriele organiza para viajarem com ela para o destino mais solicitado nas redes sociais. Atualmente, conta ela, o maior fluxo de seus seguidores é no Instagram, mas a maioria dos clientes que compram pacotes para Santiago do Chile procuram a digital influencer através do YouTube, por exemplo. Mas Gabriele não usa apenas o Facebook, Instagram e YouTube: ela foi além! Foi por causa da atuação constante nas redes que acabou surgindo o blog Bancando La Gringa. E da forma mais inusitada!

– Na verdade, eu nunca tive planos de ter um blog. O Bancando La Gringa surgiu por preguiça! Isso mesmo (risos). Meus amigos me viam postando fotos das minhas viagens e sempre pediam dicas, mas eu já estava cansada de repetir várias vezes a mesma coisa. Então, os avisei que, a partir dali todas as dicas seriam dadas através dos stories, porque eu não queria falar várias vezes a mesma coisa. Quando vi, tinha gente que eu nunca tinha visto na vida me pedindo dicas de destinos, etc. Eu fiquei meio sem entender e quando vi, as pessoas já estavam me indicando para amigos como “blog de viagens”. Foi aí que eu decidi trocar o nome do meu Instagram, que até então era pessoa, para o @bancandolagringa! Hoje, meu objetivo é mostrar para as pessoas que, independente da classe social que ela se encontra, viajar o mundo é possível sim! Então sempre ensino como fazer isso das maneiras mais econômicas possíveis!

E o que as pessoas podem encontrar no Bancando La Gringa? Tanto no blog, quanto no canal do YouTube e no Instagram, são divulgadas dicas de viagens, reflexões dos temas atuais, motivação diária sobre sonhos e objetivos, etc. De acordo com Gabriele, o foco principal do sítio eletrônico é mostrar a vida como ela é. As viagens, seus perrengues, as coisas boas, tudo da maneira mais descontraída e responsável possível.

– Foi um processo bastante natural. Mas quando vi que as pessoas gostavam da maneira que eu abordo os temas e falo sobre viagens, dou dicas e tudo mais, decidi investir nisso e “ver o que ia dar”. E deu, tá dando certo!

Siga o exemplo

E para quem quer seguir esse caminho profissional, a dica mais importante de Gabriele é: persista! Mas ressalta: é uma caminhada longa! A digital influencer já tem quase dois anos nas redes sociais em formato de blog e ainda assim, alega, não consegue sobreviver 100% só com a renda do blog, do YouTube e do Instagram. Segundo Gabriele, o crescimento é demorado, dá trabalho, mas a hora chega! Se é isso mesmo que a pessoa quer, ela recomenda formação sobre marketing pessoal e estratégias de venda, até porque precisará vender a sua imagem diariamente. Para quem só quer se tornar viajante como ela, Gabriele passa algumas dicas.

– Quando eu penso numa nova viajem, o destino vem naturalmente. Ou é um destino que me disseram ser legal e valer a pena, ou uma superpromoção de passagens que surgiu na internet. Mas também escolho meus destinos de acordo com meu momento sentimental, digamos assim. Quando estou para baixo, repito destinos que já fui e me fizeram super bem; quando estou empolgada, escolho um destino novo e que nunca pensei em visitar e por aí vai. Mas, na maioria das vezes, escolho o próximo destino de acordo com as promoções (risos).

 

Para acessar o Blog de Gabriele basta digitar http://bancandolagringa.com.br

 

Ou visite as redes sociais
Instagram – @bancandolagringa
YouTube – Bancando la Gringa

Curta e compartilhe nas redes sociais:
error

Veja no Google Maps

Comentários

Leave a Reply

                       
Últimos Roteiros
Museu da Santa Casa da Misericórdia preserva histórica pinacoteca
Natureza e descanso é no Hotel Fazenda Selva do Mato Limpo
Curiosidades da Serra
Fazenda Santo Antônio do Paiol reúne riquezas históricas do Ciclo do Café